terça-feira, 22 de novembro de 2011

Se o marido não deixa o cigarro, então deixe o marido

Toda essa campanha anti-tabagista na mídia lembrou-me uma paciente que eu e meus colegas atendemos há uns dias. Ela apresentava crises asmáticas desde a infância, mas nos últimos meses têm se intensificado. Ao longo entrevista, em que abordamos toda a sua história clínica, ela nos revelou que seu marido é fumante. E o pior: fuma dentro de casa. Como se não bastasse ela ser asmática, o filho pequeno também o é. Triplo problema: mãe doente, filho doente e marido que fuma. Ainda diria que há um quarto problema: o marido não só não quer para de fumar como também leva amigos fumantes pra casa. Ok, ficou estarrecido(a)? Nós também ficamos. Ainda disse que suas tentativas de convencê-lo a não fumar, ou pelo menos não em casa, foram todas frustradas. Ai, como o atendimento médico também consiste em orientar o paciente, fizemos recomendações básicas: conversar com o marido, aconselhando-o a parar de fumar, a não levar amigos fumantes pra casa, a zelar pela saúde da família...etc, etc. Mas sabe mesmo o que eu tive vontade de dizer? Se você leu e lembra o título desta postagem, já está sabendo. 

2 comentários:

  1. Ainda bem que vocês foram profissionais e se seguraram. Vocês ainda vão se surpreender com MUITOS pacientes que mantém relacionamentos que fazem mal à sua saúde emocional ou física, diversos deles com plena consciência disso.

    Porém, de fato, não nos cabe decidir pelas pessoas. Devemos informar e facilitar os processos de mudança, mas conselhos do tipo que vocês NÃO deram (mas, compreensivelmente, tiveram vontade de dar) são tremendamente não efetivos. Uma dica que eu daria seria convidar o marido para uma conversa mediada com a paciente, no consultório. Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. As vezes realmente dá vontade de dar certos conselhos...mas não nos cabe, não é mesmo?
    Com certeza uma ótima idéia o que foi sugerido acima e é o que costumo fazer também, convidar o marido para uma conversa, na maioria das vezes surte muito mais efeito do que um simples conselho onde apenas colocamos nossa opinião!
    Adorei o Blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir